domingo, 17 de julho de 2011

Recife, Porto de Galinhas.

Dia 08: Acordei cedo, terminei de arrumar minha mochila para seguir até Porto de Galinhas ou Olinda. Como havia previsão de chuva e o dia nascera ensolarado, decidi seguir até depois de Ipojuca, onde fica a praia de Porto de Galinhas. Depois do café da manhã, perguntei como se chegava lá de ônibus. Do albergue é só pegar a primeira condução até o aeroporto (R$2) e depois outra para a praia com ar-condicionado (R$9,8). Fiquei no ponto quase 1h esperando. A viagem dura em torno de 01:30 e você tem a opção de descer bem no centro. Andei mais 5 minutos até a orla. A cada três segundos você é interrompido por uma pessoa querendo te oferecer cadeira, barraca, comida, bugigangas (quem já foi à Fortaleza sabe do que estou falando)! Caminhei por 30 minutos até achar um local calmo e vazio. Deixei minhas coisas na barraca, comi um queijo quente bem gostoso e tomei uma Skol (R$10). Depois de algum tempo criei coragem para entrar na água, nesta hora o sol já estava mais forte. Fiquei olhando sempre para a areia e vi um senhor se sentando só na barraca da esquerda e uma moça na direita. Continuei aproveitando as ondas e a maré que não puxava. A água não era nem quente, nem gelada, mas na temperatura ideal. Quando vejo, a mulher estava na água e próxima a mim, tremia de frio. Olhei para minha barraca novamente e o senhor havia sumido, a mochila continuava no mesmo lugar, felicidade percorreu meu corpo. Ela começou a puxar assunto e para nossa surpresa ela também fazia um mochilão e estava no albergue dali. Conversamos por quase uma hora quando decidi sair para caminhar e almoçar. Mais à oeste tem uma praia onde se pode praticar surfe. Andei até meia-dia quando resolvi voltar, meu estômago já reclamava de fome. Andando novamente pela avenida central achei um restaurante self-service barato e muito gostoso (R$7,5). Durante a digestão vaguei por ali e achei uma loja bacana que vende vestidos com estampas únicas (R$89). Duas horas eu resolvi voltar, não queria chegar muito tarde na capital. Desta vez eu peguei o ônibus da massa, sem ar-condicionado (R$5,3). Às 16:00 cheguei no albergue, banhei e fui para a piscina aproveitar o restante do sol.

2 comentários:

  1. Oi Juliana!
    Meu nome é João Carlos.
    Acompanhei seus relatos sobre a sua viagem. Fiquei muito impressionado. E estou com muita vontade fazer algo parecido, porém gostaria de algumas dicas. Por exemplo:
    - Que equipamento é necessário?
    - Quais as medidas de segurança devo seguir?
    - Quanto devo levar comigo?

    Tem algum site ou livro que nos prepara?
    Por onde devo começar?

    Parabéns pela coragem e iniciativa.
    Aguardo, ansiosamente, a sua resposta.
    João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Olá, João Carlos, boa tarde, tudo bem? Primeiramente, desculpe pela demora na resposta. Infelizmente devido ao meu trabalho e estudos não consegui ainda terminar o relato, mas creio que eu que antes do final de Agosto ele estará completo.

    - Que equipamento é necessário?
    R: Não entendi bem essa pergunta, você diz em relação à objetos pessoais?

    - Quais as medidas de segurança devo seguir?
    R: Segui os ensinamentos e dicas dos meus pais e da vida! ;) Tente andar na rua sempre com alguém ou onde transitam várias pessoas. Evite pegar ônibus depois das 18h (fica tudo escuro depois de 17h no Nordeste). Evite também levar máquinas digitais profissionais, pois chamam atenção. (Eu levava sempre quando fazia um passeio com um grupo fechado de pessoas, não andava com ela na rua normalmente). Dinheiro, uma parte no bolso, outra na mochila. Cartão de crédito a mesma coisa, um comigo e outro na pousada/albergue. Na rua eu sempre andava de sandália ou havaianas, retirei objetos de valor da bolsa. Celular era um Nokia simples que só enviava SMS e ligava... Isso tudo faz com que você não vire alvo fácil!

    - Quanto devo levar comigo?
    Bem, por destino...
    SERGIPE = R$850,00
    ALAGOAS = R$426,00
    PERNAMBUCO = R$420,00
    RIO GRANDE DO NORTE = R$565,00

    - Tem algum site ou livro que nos prepara?
    Livro eu não conheço, mas há um site de mochileiros ( www.mochileiros.com ) excelente!

    - Por onde devo começar?
    Primeiro, tendo certeza do tempo disponível. Segundo, dinheiro. Terceiro, escolher os destinos... São os 3 primeiros passos básicos!

    Mais dúvidas pode me passar um e-mail em julianabct@hotmail.com !

    Obrigada,
    Abraços!

    ResponderExcluir